Em finais de 2011 foi criada a Associação Portuguesa de Arboricultura (APA) com o apoio da empresa Parques de Sintra – Monte da Lua. A instituição, sem fins lucrativos, reúne 24 sócios fundadores e tem como missão apoiar o desenvolvimento do setor da Arboricultura em Portugal, assim como representá-lo junto das associações internacionais congéneres.
Esta associação técnica e científica tem como objetivos principais o incentivo à preservação e gestão sustentável do património arbóreo, a divulgação do papel social, paisagístico e ambiental da árvore, bem como a promoção das boas práticas no cultivo e gestão das mesmas.
Por outro lado, a instituição vai também representar o nosso país nas instituições internacionais, que incluem a European Arboriculture Council e a International Society of Arboriculture.
A APA revela, em comunicado de imprensa, que pretende criar um espaço para a promoção das potencialidades económicas e sociais da arboricultura a nível nacional, assim como o estabelecimento de protocolos.
A associação que representa o nosso património florestal está aberta a qualquer cidadão, sendo que as pessoas singulares podem ser sócias da APA, e instituições de ensino e investigação.
Como meio de subsistência, a instituição irá contar com as receitas das quotas dos associados, donativos, patrocínios, venda de publicações e inscrições nos seus eventos e atividades.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]