Passar mais tempo ao ar livre é fundamental para prevenir o surgimento e a progressão da miopia em jovens, revela um estudo australiano. A investigação recomenda pelo menos uma hora, idealmente duas horas, de luz solar.
Passar mais tempo ao ar livre é fundamental para prevenir o surgimento e a progressão da miopia em crianças e jovens, revela um estudo australiano. A investigação indica que os jovens precisam de pelo menos uma hora, idealmente duas horas, de luz solar para alcançar este resultado.
O optometrista Scott Read, que dirigiu a investigação da Universidade de Queensland, afirma que não são os ecrã dos computadores ou de outros suportes que prejudicam a visão, mas sim a falta de luz solar.
“Os ecrãs estão a fazer com que as crianças passem menos tempo no exterior do que há alguns anos, mas a nossa investigação prova que não são os ecrãs os responsáveis pelo aumento dos casos de miopia”, explica o especialista, em comunicado de imprensa.
O estudo da Universidade de Queensland mediu o tempo de exposição de um grupo de 101 jovens (dos quais 41 eram míopes e 60 não tinham miopia) à luz solar, através de um sensor colocado no pulso dos participantes, que tinham entre os 10 e os 15 anos de idade.
A investigação, que decorreu durante 18 meses, concluiu que “as crianças que passavam menos tempo ao ar livre eram as que registavam um maior risco e progressão da miopia”, explica o investigador Read.
Paralelamente, os optometristas verificavam que o aumento do tempo ao ar livre reduzia a progressão do problema de visão, com os investigadores a recomendarem, pelo menos, 60 minutos de exposição solar para prevenir este problema de visão.
Em Fevereiro, um estudo internacional revelou que 50 por cento da população mundial corre o risco de sofrer de miopia, em 2050, com 10% da população a correr o risco de cegueira.
Clique AQUI para consultar o estudo integral.