O Laboratório Nacional de Energias Renováveis do Departamento de Energia norte-americano (NREL, sigla em inglês) desenvolveu um novo processo de condicionamento climático com potencial para reduzir o consumo energético entre 50% a 90%.
[Foto: © Pat Corkery]O Laboratório Nacional de Energias Renováveis do Departamento de Energia norte-americano (NREL, sigla em inglês) desenvolveu um novo processo de condicionamento climático com potencial para reduzir o consumo energético entre 50% a 90%.
Para o funcionamento do DEVap (Desiccant-Enhanced eVaporative air conditioner), a NREL serve-se de agentes dessecantes líquidos – substâncias químicas utilizadas para a absorção da humidade – e da refrigeração por evaporação da água, um processo especialmente indicado para climas quentes e secos.
A nova tecnologia é também amiga do ambiente: o DEVap utiliza soluções salinas em vez de refrigerantes, o que elimina a possibilidade de emitir componentes nocivas como os CFC (clorofluorocarbonetos) ou os HCFC (hidroclorofluorcarbonetos) para a atmosfera.
Saiba mais sobre o DEVap aqui.
[Notícia sugerida pelo utilizador José Freire]