A captação de jovens agricultores é uma das medidas que constam do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) que estava suspensa desde 11 de fevereiro.
A elevada afluência de candidaturas enviadas durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 obrigou a uma reprogramação financeira e à definição de novas regras.
A alteração das regras veio permitir que os jovens agricultores que pretendem instalar-se se candidatem também a apoios ao investimento, uma medida exigida pela Associação de Jovens Agricultores de Portugal.
Firmino Cordeiro, presidente da Associação, considera que o setor da agricultura em Portugal está “muito envelhecido”.
“Somos o país da Europa com a menor percentagem de jovens agricultores 2,9%, quando a média europeia é de 5,3%, e ainda o país com maior percentagem de agricultores mais velhos: 48% dos agricultores têm mais de 65 anos”., salienta
O presidente disse ao Boas Notícias que lamenta “a ausência de políticas que defendam a instalação dos jovens” o que, acredita, “tem impedido os jovens de aderir esse desafio”.
No entanto, Firmino Cordeiro sublinha também que “a força de entrada de novos jovens agricultores exige também uma saída digna dos mais velhos”.
[Esta notícia foi sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]