Para além de ajudar a evitar que se perca o carro de vista, a aplicação – que está ainda em fase de patente – vai permitir obter informações sobre o serviço de estacionamento e desempenhar ações à distância, como trancar as portas, fechar as janelas e ligar o próprio automóvel.
O “Método para Localizar um Veículo” consiste num sistema de comunicação entre o carro e o smartphone, conectados por Bluetooth. Para que este programa funcione é necessária a existência de um servidor alojado no parque de estacionamento.
Assim que o carro entra no estacionamento é enviada a informação sobre a sua localização que ficará armazenada no sistema central. Quando o condutor voltar ao parque, a aplicação comunica com o sistema de localização central e remete a informação para o smartphone. No ecrã do telemóvel surge um trajeto que vai guiar o utilizador até ao local pretendido.
Segundo o site oficial da Apple Insider, a aplicação faz parte de um conjunto de duas patentes apresentadas no passado dia 25 de Abril, à U.S. Patent and Trademark Office. Para além do Bluetooth, a empresa norte-americana considera a hipótese de utilizar tecnologias Wi-Fi, GPS e ainda um sistema de videovigilância para melhorar a comunicação.
Para facilitar a segurança deste sistema, a Apple pretende incorporar funcionalidades como a utilização da aplicação durante apenas um período específico do dia, o envio das informações para mais do que um telemóvel e a incorporação de uma palavra-passe de acesso.
Clique AQUI para consultar a proposta das patentes da Apple (em inglês).