A Charity Miles contabiliza corridas, caminhadas e até mesmo passeios de bicicleta no exterior. Cada milha (1, 6 quilómetros) percorrida equivale a cerca de 25 cêntimos. De bicicleta, a mesma distância vale cerca de 10 cêntimos. No final, o dinheiro é somado àquele que foi angariado noutras corridas e caminhadas de utilizadores de todo o mundo.
Para usar a aplicação, o utilizador tem apenas que fazer o download e, antes de começar a atividade desportiva, escolher uma instituição e o modo como vai doar o dinheiro: através de caminhadas, corridas ou a andar de bicicleta, embora outras modalidades desportivas, tais como andar de skate ou patins, também sejam aceites. A Charity Miles usa o GPS do telefone e um acelerómetro para medir a distância percorrida.
O pagamento desse valor às instituições de solidariedade ficará a cargo dos patrocinadores, onde se incluem marcas como a Timex, a Humana ou a Johnson&Johnson.
No total são cerca de 30 instituições que são apoiadas por esta aplicação, entre as quais a World Wildlife Fund (WWF), a Habital for Humanity e a The Nature Conservancy. Esta aplicação foi criada em 2012 por um advogado de Nova Iorque, é gratuita e está disponível na App Store e no Google Play.
Notícia sugerida por Maria Pandina