É uma aplicação gratuita que quer revolucionar a forma como partilhamos e visualizamos fotografias, criando pequenos filmes a partir das imagens do telemóvel. A Storyo nasceu apenas há dois meses mas já chega a 99 países.
É uma aplicação gratuita que quer revolucionar a forma como partilhamos e visualizamos fotografias, criando pequenos filmes a partir das imagens do telemóvel. A Storyo nasceu apenas há dois meses mas já chega a 99 países.
por Patrícia Maia
Três amigos, Filipe Vasconcellos (marketing), Leonel Duarte (criativo e designer) e Manuel Costa (programação), juntaram-se para criarem uma “nova forma das pessoas comunicarem entre elas e de partilharem os seus momentos e experiências, mas de uma forma simples e automática”, explica ao Boas Notícias Filipe Vasconcellos.
É verdade que já existem no mercado aplicações semelhantes, como é o caso da app Auto Awsome, da Google, mas Filipe garante que a Storyo oferece “mais rapidez, autonomia e criatividade”.
“Por exemplo, no outro dia fui ao casamento de uns amigos. Assim que a festa terminou, peguei no telemóvel e pedi uma Storyo desse dia. Em poucos minutos enviei aos noivos um pequeno filme dos principais momentos desse dia, com música e tudo”, conta o co-fundador da empresa.
A Storyo usa os dados registados pelas fotos do iPhone (por exemplo data e localização) para contar pequenas estórias em imagens, sendo que o utilizador pode optar por incluir mapas, música, legendas e até pequenas animações.
Este conceito de pequenas narrativas criadas diretamente (e automaticamente) através do telemóvel parece estar a pegar: em apenas dois meses a aplicação já está em 99 países e já foram criados mais de 100.000 Storyos.
Algoritmo da Storyo já tem patente pendente
Os vídeos Storyos podem ter 15, 30 ou 60 segundos, no máximo, porque, explica Filipe, estes tamanhos “facilitam a partilha no Instagram (15″) e nas outras redes sociais”. Por enquanto a app ainda só está disponível para iOS mas a versão Android chega já em Novembro.
O facto de serem criados automaticamente graças a um algoritmo criado pela Storyo – que está em processo de patente – “é a grande diferenciação da aplicação e torna a experiência do utilizador muito fácil”, diz Filipe.
Além disso, a aplicação tem outras características únicas. Por exemplo, em certas datas – como no final de uma semana de registo de imagens – a Storyo surpreende o utilizador com filmes automáticos que são feitos sem a sua intervenção.
Com o crescimento exponencial da Storyo, os três fundadores da empresa esperam, em breve, obter retorno financeiro através de opções extras que podem compradas e de publicidade. Contudo, neste momento, diz Filipe, a prioridade é fazer “crescer o número de utilizadores da aplicação”.
Clique AQUI para fazer o download da Storyo.
Comentários
comentários