A empresa está a desenvolver tecnologia biométrica facial para detetar e analisar o comportamento dos indivíduos ao volante, especialmente sinais de fadiga, adormecimento, estados emocionais ou batimento cardíaco. A empresa conta com a parceria da BWM.
"Entendemos que com esta app todos os condutores podem utilizar facilmente esta tecnologia para tornar as suas viagens mais seguras", explica André Azevedo, co-fundador da HealthyRoad. A empresa disponibiliza um vídeo explicativo sobre o funcionamento da aplicação, aqui.
O co-fundador sublinha que "na Europa, 1/3 dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormeciimento. São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade".
A HealthyRoad foi fundada por André Azevedo em conjunto com Filipe Monteiro e Filipe Oliveira, antigos estudantes das faculdades de Engenharia e Economia da Universidade do Porto. Atualmente a empresa está incubada no Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente no Android.
Notícia sugerida por Elsa Martins