Chama-se MoGo (Mobile Gulf Observatory) e é uma nova aplicação no iPhone que permite aos utilizadores enviarem fotografias da vida animal afetada pela maré negra no Golfo do México. Depois de feito o upload da fotografia e incluída a informação sobre
Chama-se MoGo (Mobile Gulf Observatory) e é uma nova aplicação no iPhone que permite aos utilizadores enviarem fotografias da vida animal afetada pela maré negra no Golfo do México. Depois de feito o upload da fotografia e incluída a informação sobre o local, os trabalhadores envolvidos nas operações de salvamento localizam os animais em perigo via GPS.A aplicação vai ajudar os habitantes locais que se sentem impotentes a darem um contributo eficaz que irá ajudar não só a vida animal mas também ajudar as equipas de resgate a organizarem-se melhor e a serem mais eficientes.
Toda a informação ficará guardada em arquivo no MoGo para ser posteriormente analisada por especialistas ambientais. Os utilizadores são por isso encorajados a fotografarem também animais mortos, avistamentos de manchas de petróleo em praias, oceano ou estuários.
Este é já o maior derrame de petróleo na história dos EUA. A vida marinha no Golfo do México é a mais afetada e os habitantes sofrem com as consequências do derrame que alastra nas praias locais. Golfinhos, tartarugas e centenas de aves ficam presas no petróleo e as equipas de resgate têm uma tarefa gigantesca nas mãos.
O MoGo foi desenvolvido pela Universidade de Massachusetts e pode ser obtida na página do iTunes de forma gratuita.