As pessoas com psoríase têm agora disponível uma aplicação móvel que lhes permite registar e acompanhar a progressão da doença, partilhando com o seu médico as informações que recolheram entre consultas.
Com a aplicação “Diário da Psoríase”, lançada pela Novartis em vários países e agora também disponível em Portugal, as pessoas que convivem com a doença têm uma ferramenta prática, de simples utilização e de acesso gratuito, que lhes permite registar sintomas, monitorizar a evolução da sua doença e o impacto que esta tem na sua qualidade de vida. A psoríase é uma doença crónica, que afeta o quotidiano de cerca de 3% da população mundial e de cerca de 250 mil portugueses.
A disponibilização desta aplicação vem afirmar o compromisso da Novartis em criar soluções digitais inteligentes e inovadoras que possam melhorar a experiência de doentes e profissionais de saúde, apoiando a nossa ambição de melhorar os resultados em saúde para o doente.
Através do ‘Diário da Psoríase’, todas as semanas, o doente poderá responder a seis perguntas, cujas respostas dão a conhecer o estado corrente da doença. O resultado do questionário permite aos doentes ter uma perspetiva mais clara acerca da gravidade e do impacto que a doença tem no seu dia-a-dia e na sua qualidade de vida, permitindo-lhes conhecer o seu DLQI: Dermatology Life Quality Index (Índice de qualidade de vida em dermatologia). Para além disso, a aplicação permite ainda tirar fotografias das lesões na sua pele, que serão depois incluídas num relatório que o doente poderá decidir partilhar com o médico em consulta.
Esta torna-se por isso uma ferramenta de grande utilidade também para os profissionais de saúde que seguem doentes com psoríase e que lhes permite avaliar se as decisões terapêuticas que tomou para o seu doente estão realmente a produzir o efeito esperado, havendo uma maior partilha de informação e de decisões entre doente e médico relativamente à gestão da psoríase.
A psoríase é uma doença crónica com um grande impacto no dia-a-dia dos doentes e essa é mais uma componente acompanhada pela aplicação “Diário da Psoríase”, onde os doentes vão ficar a conhecer o seu DLQI: Dermatology Life Quality Index (Índice de qualidade de vida em dermatologia).
O download da aplicação é gratuito e pode ser feito na App Store ou na Android Google Play Store.
O conteúdo Aplicação móvel permite monitorizar a psoríase aparece primeiro em i9 magazine.