Três alunos e um professor juntaram-se e criaram um programa para a competição europeia de aplicações Android que auxilia o condutor a seguir estratégias de condução mais eficientes. Este “treinador de condução” portátil consegue classificar as rotas do ponto de vista energético e identifica na hora os comportamentos ineficientes do condutor.
Estes dados vão então ajudar a criar estatísticas e a caracterizar o estilo de condução do utilizador, “as quais servem de base para classificar a eficiência energética do veículo e inferir o nível de eficiência do condutor”.
Enquanto conduz, a pessoa recebe no seu smartphone os conselhos da aplicação para realizar um percurso que consuma menos energia e que seja mais amigo do ambiente. Ao alertar para os erros cometidos, a aplicação ensina e ajuda a interiorizar as melhores práticas no ato de condução.
A aplicação permite ainda aceder a um histórico do desempenho do condutor ao longo da sua viagem. Depois de terem recebido o prémio principal do EESTEC, a equipa espera agora introduzir o “Driving Coach” no mercado.
A competição de aplicações Android contou com a participação de mais de 200 projetos de estudantes europeus. Esta é a segunda vez que a equipa é premiada pela aplicação de Android, tendo ficado em 5º lugar no concurso nacional “Galp PT Innovation Challenge”.
Notícia sugerida por Maria da Luz