O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, considerou que este é um ‘momento histórico’ para os Açores e para os açorianos, frisando que esta medida irá “centralizar no utente os cuidados que são prestados pelo Serviço Regional de Saúde”.
Ao lançar esta app inovadora, o Governo Regional pretende que o utente tenha sempre consigo os dados mais importantes do seu processo clínico, seja apoiado no seguimento do plano terapêutico instituído e usufrua de um novo canal de comunicação com os profissionais de saúde, reforçando a sua posição central no processo de prestação de cuidados de saúde.
“A prestação de cuidados de saúde tem sido mais vista pelo lado dos profissionais e daquilo que são as necessidades do próprio sistema do que propriamente naquela que é a visão que o utente tem sobre as suas necessidades, pelo que era fundamental encontrar um meio de dar a volta a esta visão e centrarmos os cuidados na perspetiva que o utente tem da sua própria saúde”, frisou Luís Cabral.
A +SRS funciona num telemóvel iPhone ou Android e proporciona ao utente capacidades que antes não tinha. Disponibiliza-lhe informação pertinente sobre o seu processo clínico, como sejam patologias, alergias, terapêuticas, resultados das análises ou biometrias. Por outro lado, estabelece um novo canal de comunicação: utentes e profissionais podem trocar mensagens entre si, de forma segura e integrada com o processo clínico.
A app dispõe, também, de lembretes para que o utente não se esqueça de tomar os medicamentos. Isto vai permitir ao médico ter a noção do grau de adesão do doente a cada tratamento.
Este projeto resulta de uma iniciativa da Secretaria Regional de Saúde e da SAUDAÇOR S.A. e conta com o apoio da entidade que desenhou a aplicação, a MedicineOne, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicações para a área da saúde.
A Região Autónoma dos Açores torna-se, desta forma, na primeira região do país a ter um sistema integrado de saúde que aproxima médicos e utentes, ao mesmo tempo que os capacita ao fornecer informações relevantes e reais.
O conteúdo Aplicação inovadora aproxima saúde da população aparece primeiro em i9 magazine.