Lisboa e Porto são as primeiras cidades portuguesas a receber esta app (disponível para Android e iOS) que agrega e interpreta, em tempo real, informação sobre todas as intervenções que perturbem a circulação de viaturas, oferecendo aos seus utilizadores rotas alternativas (‘smartrouting’).
“Quisemos criar uma tecnologia que melhorasse a qualidade de vida das pessoas. E por isso desenvolvemos uma plataforma agregadora de informação”, explica João Marques Fernandes, diretor da BuzzStreets, num comunicado enviado ao Boas Notícias.
“Ao contrário de outras aplicações de trânsito, a BuzzStreets não informa apenas acerca dos locais onde a confluência de viaturas provoca atrasos no trânsito, mas também sobre as ocorrências que estão na sua origem e como evitá-las. Ao reunir numa só ferramenta informação relativa ao trânsito de uma determinada cidade, a app permite ao utilizador melhorar a sua mobilidade dentro da cidade, ajudando a tomar decisões mais informadas acerca dos seus percursos”, acrescenta.
Drones ajudam a monitorizar o trânsito
Com um tempo médio de deslocação, em Lisboa, que varia entre 16 e 30 minutos e perto de uma hora em zonas menos centrais, a BuzzStreets surge como uma resposta para reduzir os tempos de deslocação. A aplicação baseia-se na interpretação de informação recolhida através de cinco canais desenvolvidos em parceria com várias instituições.
Para ocorrências previstas a curto, médio e longo prazo, a jovem empresa conta com o apoio das Câmaras Municipais tendo, ainda, os BuzzInspectores, fiscais da BuzzStreets, a acompanharem as obras na via pública e a comunicarem, em tempo real, a sua evolução.
Entre as formas mais inovadoras que a startup possui para monitorizar o trânsito nas cidades, estão os drones, utilizados nas principais entradas de Lisboa e Porto, e os BuzzMotos que circularão pelas cidades, registando imagens das ocorrências e transmitindo-as para a app em tempo real.
Outra das mais-valias desta aplicação é a informação voluntária (crowdsourcing) avançada pelos utilizadores através da plataforma online ou de uma linha telefónica gratuita, que será validada pelos responsáveis.
Negócio escalável já a partir de 2015
Com um investimento inicial de 100 mil euros, o plano de negócios da prevê ainda a angariação de 1.500.000 euros para financiar a sua internacionalização.
“Estamos focados no lançamento da app em Portugal, em Lisboa e no Porto. Estas duas cidades funcionarão também como mercados de teste para a internacionalização da BuzzStreets, prevista para o início de 2015. O objetivo é conquistar as principais cidades europeias no primeiro semestre e a América do Sul no segundo”, conclui João Marques Fernandes.