A aplicação Child Defense ainda está em fase de testes, mas tem tido boa aceitação. O seu funcionamento é simples: basta copiar a conversação online e “colá-la” na janela da aplicação móvel, que assim analisa os padrões de linguagem.
Segundo os jovens que já testaram o programa, é possível perceber quais são os adultos que utilizam abreviaturas ou expressões exageradas para poderem ser confundidos com alguém mais novo.
Desenvolvido pela Universidade de Lancaster, o “Child Defense” estará disponível para download na próxima semana. Contudo, National Society for the Prevention of Cruelty to Children (NSPCC), organização não governamental britânica para a prevenção de violência infantil, alertou que o programa pode gerar uma falsa noção de segurança.
Em declarações à BBC, Chris Cloke, da NSPCC, sublinha que este tipo de programas podem ajudar, “mas devem apenas ser parte de uma proteção mais eficaz contra o abuso sexual de crianças”, uma vez que os pedófilos utilizam meios cada vez mais sofisticados para enganar crianças na Internet.