Uma empresa da Covilhã desenvolveu uma aplicação para telemóveis que ensina ao condutor de um automóvel como fugir aos pórticos de portagem na autoestrada da Beira Interior.
Uma empresa da Covilhã desenvolveu uma aplicação para telemóveis que ensina ao condutor de um automóvel como fugir aos pórticos de portagem na autoestrada da Beira Interior. Esta “app”, batizada “A23 Evitar Pórticos”, faz com que o telefone emita sinais sonoros dois quilómetros antes de cada saída que é preciso seguir para evitar as portagens.
A aplicação, desenvolvida pelos programadores David Ferreira e Alexandre Silva, da firma Estrela Sustentável, funciona em dispositivos iPhone e custa 79 cêntimos. Além de alertar os condutores sobre quando devem sair da autoestrada, mostra também, no visor do telefone, um mapa que exibe uma estrada alternativa e, quando é possível voltar à A23, que liga Torres Novas à Guarda, sem pagar portagens, emite um novo aviso.
Os programadores criaram a aplicação para pouparem dinheiro nas viagens a Lisboa e só depois surgiu a ideia de a vender ao público. “É também uma forma de protesto” contra o pagamento de portagens, sublinha David Ferreira em declarações à agência Lusa, adiantando que a empresa está a desenvolver o mesmo programa para a autoestrada A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, e vai disponibilizar versões para dispositivos Android.
Por enquanto, a aplicação é exclusiva para para iPhone e utiliza mapas Bing da Microsoft, que guarda em memória. Consequentemente, embora seja necessário ter GPS ativo, o programa dispensa ligação à Internet, desde que os mapas tenham sido carregados.
O programa já conta com mais de 200 utilizadores e os responsáveis da Estrela Sustentável, empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de programas para computador e dispositivos móveis, acreditam que o número vai crescer no Inverno, especialmente no Natal, época em que mais pessoas visitam a Serra da Estrela.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]