A campanha Aorta é Vida promove amanhã, dia 16 de abril, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre aneurismas da aorta abdominal, a decorrer simultaneamente em Viseu e Grândola, dirigida aos alunos das Universidades Séniores de ambas as
A campanha Aorta é Vida promove amanhã, dia 16 de abril, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre aneurismas da aorta abdominal, a decorrer simultaneamente em Viseu e Grândola, dirigida aos alunos das Universidades Séniores de ambas as localidades.Em Grândola, a palestra vai estar a cargo do Dr. Carlos Amaral, cirurgião vascular no Hospital de Santa Marta; em Viseu, a sessão via ser orientada pelo Dr. António Simões, diretor de Serviço de Cirurgia Vascular no Hospital de São Teotónio. Ambos vão dar a conhecer esta doença grave e a melhor forma de a prevenir.
Esta iniciativa tem como objetivo divulgar os principais fatores de risco dos aneurismas da aorta abdominal, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por rutura.
Um estudo recente, realizado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, revela que 82 por cento da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta e a esmagadora maioria (89,3 por cento) não consegue identificar os fatores de risco associados à doença.
A sessão é gratuita e está aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da campanha no site do evento.
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita.
Estima-se que 80 milhões de pessoas na Europa, com mais de 60 anos, correm o risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.