Com o objetivo de consciencializar as organizações e o mercado para o risco crescente dos ciber-ataques, a Aon acaba de anunciar o lançamento do CyQu (Aon Cyber Quotient Evaluation), uma ferramenta de avaliação de risco cibernético para empresas. O CyQu realiza um diagnóstico à maturidade e risco das empresas para capacitá-las numa rápida avaliação do seu risco cibernético e assim desenvolver uma estratégia de mitigação personalizada e baseada em dados concretos.
“A ameaça de ataques cibernéticos é um dos maiores riscos que o mercado atual enfrenta. O risco pode ser estrategicamente gerido, mas apenas se for compreendido através da análise de dados e tratado de maneira holística, como um risco corporativo. O CyQu torna isso possível” afirma James Trainor, Senior Vice President da Aon Cyber Solutions
Através de uma plataforma Web intuitiva, as empresas podem proceder a uma autoavaliação em oito categorias principais de risco para obter uma rápida apreciação dos principais ativos e maturidade cibernética. O CyQu oferece uma visão completa da resiliência cibernética e oferece uma mitigação prática dos riscos, desenhada para fortalecer a empresa e facilitar oportunidades de transferência do risco para proteger a organização.
“O panorama do risco cibernético tem vindo a mudar em função da aceleração da transformação digital. Entender a resiliência organizacional num ambiente dinâmico de ameaças é essencial para gerir o risco com eficácia. O CyQu capacita as empresas para enfrentar esses desafios ao permitir às empresas uma compreensão básica da sua exposição cibernética”.
Aon une forças com as gigantes Apple, Cisco e Allianz
Para tornar as empresas mais resilientes ao impacto do cibercrime, a Aon já havia anunciado uma aliança estratégica com a Apple, Cisco e Allianz, visível no desenvolvimento de uma solução que combina tecnologia, serviços e seguro cibernético personalizado.
Projetada para ajudar uma ampla gama de organizações a gerir e a proteger-se melhor do risco cibernético associado a ransomwares e outras ameaças relacionadas a malwares, a solução das quatro gigantes combina os serviços de avaliação de resiliência cibernética da Aon, as tecnologias da Cisco e da Apple, e as coberturas de seguro em cibersegurança da Allianz.
Com esta nova solução, a Aon, Apple, Cisco e Allianz pretendem dar resposta às principais dimensões da proteção cibernética das empresas. A solução inclui uma avaliação de resiliência cibernética por parte de profissionais da Aon, um seguro cibernético, desde que os clientes utilizem as soluções da Cisco e produtos da Apple, e serviços de resposta a incidentes por parte das equipas de resposta da Cisco e da Aon no caso de um ataque de malware.
De acordo com dados revelados pela Aon, os crimes cibernéticos causaram cerca de 550 mil milhões de dólares em perdas globais, em 2017.
“O ransomware é um risco evolutivo que afeta toda a empresa. As organizações precisam urgentemente de gerir esses riscos, tanto na vertente técnica como financeira. Esta solução holística oferece aos nossos clientes uma abordagem integrada e orientações sobre que defesas cibernéticas, recursos e processos devem ser postos em prática para melhorar o seu risco cibernético” refere Jason Hogg, CEO da Aon Cyber Solutions.
O conteúdo Aon lança ferramenta de avaliação de risco cibernético aparece primeiro em i9 magazine.