A 4ª Conferência Nacional da Sesta, organizada pela Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS), vai ocorrer no próximo sábado, dia 27 de Setembro, pelas 09h30, no Centro Cultural de de Ansião, distrito de Leiria.
Discutir os benefícios da sesta em várias àreas, desde o desporto à saúde mental, é o objetivo da 4ª Conferência Nacional da Sesta que vai ocorrer no próximo sábado, dia 27 de Setembro, pelas 09h30, no Centro Cultural de de Ansião, distrito de Leiria.
Durante a manhã, o evento organizado pela Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS) apresenta várias conferências de médicos e gestores ligados à saúde.
A primeira apresentação, “Sesta e Evolução”, será feita pelo biólogo Augusto Abade da Universidade de Coimbra. Posteriormente, o médico da seleção nacional de futebol, Nuno Campos, falará sobre sobre o tema “Sesta e Desporto”.
No programa constam ainda apresentações sobre a “Sesta na Criança”, pela psicóloga Vanda Clemente, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, “Privação do Sono e Proteção Civil”, pelo professor Manuel Arriaga, da Escola Superior de Saúde de Portalegre (ESSP), e “Sesta e Saúde Mental” pelo professor João Claudino Junceiro, também da ESSP.
Segundo a APAS, a abertura da conferência vai ser feita pelo presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha. O encerramento, pelas 12h30, será feito pelo presidente da direção da APAS, Miguel Prates.
A APAS, associação que conta com 240 associados, surgiu em 2003 e tem como missão a “divulgação, promoção e defesa da prática da sesta enquanto pausa de repouso intercalar na atividade laboral” que leva “à harmonia dos ritmos biológicos, alívio do stress e melhoria da qualidade de vida”, segundo o site da associação.
Como o Boas Notícias noticiou em 2012, de acordo com Enric Zamorano, especialista espanhol, fazer uma sesta de meia hora no sofá diariamente pode ser muito benéfico para a saúde.
Notícia sugerida por João Bicho