A Casa dos Bicos vai ser formalmente entregue à fundação com o nome do escritor, numa cerimónia “simples e austera”, lê-se no seu site. Depois de ter escolhido o local, a fundação vai receber a chave da Casa dos Bicos pelas mãos de António Costa. A data não podia ser outra, ou não fosse 16 de Novembro o dia que marca o aniversário do Nobel português, que completaria 89 anos.
Na cerimónia vai estar o Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música que irá interpretar poemas de autores portugueses como Maestro Lopes-Graça. Durante a sessão vão ser lidas palavras de Saramago sobre a cedência da Casa dos Bicos, que considera “uma honra mais surpreendente do que ter recebido o Prémio Nobel” e sobre o papel que a Fundação deve desempenhar no seio da sociedade. A Casa deve abrir na próxima Primavera.
Também amanhã, mas no São Luíz Teatro Nacional, vai decorrer um evento de celebração do aniversário do escritor, onde será lançado o livro “Claraboia”. A entrada será gratuita, mas requer marcação.
No local vão estar Baptista-Bastos, Lídia Jorge, José Carlos de Vasconcelos, Inês Pedrosa, João Tordo, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Pilar del Río, Miguel Gonçalves Mendes e Zeferino Coelho, e atuações de Pedro Gonçalves, Noiserv, Camané e Filipe Raposo, numa sessão conduzida por Nuno Artur Silva e Anabela Mota Ribeiro.
O evento começa às 18h00, no Jardim de Inverno e é promovido pela Editorial Caminho, o São Luís e as Produções Fictícias.