As três Marias são irmãs. Além do código genético, partilham o destino: nascidas na rua, aprenderam que nem todos os seres humanos são simpáticos. Querem adotar um dono com paciência, que compreenda que tem de lhes conquistar a confiança. Já o Óscar gosta é de jogar à bola, enquanto o Rui tem tanto de tamanho como de mimalhice. Estes são cinco dos 29 cães ao cuidado da Associação Animais da Quinta que, numa manhã, se tornaram modelos fotográficos, oferecendo o seu melhor lado para a fotografia. Esta estará em “exposição” no MAR Shopping Matosinhos até 31 de outubro, com a descrição do temperamento de cada um e um número de telefone a ser usado por quem se comprometer a ser um bom dono.
De porte pequeno, médio ou grande, brincalhão ou meigo, ideal para o convívio com crianças ou para se tornar no melhor amigo do dono, os 29 cães procuram um proprietário fiel e um lar em que sejam tratados com respeito. O MAR Shopping Matosinhos junta-se à Associação Animais da Quinta na promoção de mais uma ação de adoção, apelando a um ato consciente e responsável por parte dos futuros adotantes.
O abandono de animais domésticos não é uma irresponsabilidade. É crime. Apesar disso, os centros de recolha oficiais recebem, por ano, cerca de 30 mil animais. Em Portugal, todas estas 69 estruturas municipais, assim como grande parte das associações que combatem o abandono animal, estão sobrelotadas. Só 35% destes animais são adotados. Os restantes ficam para trás. Muitos, aí permanecem a vida toda.
Os cães abrangidos pela campanha são autênticos modelos. As suas fotos em tamanho real estarão espalhadas pelo centro comercial até 31 de outubro e serão publicadas na página oficial de Facebook do MAR Shopping Matosinhos só à espera de que alguém se apaixone por eles.