O projeto “Visualizing Empires Decline” é uma animação gráfica que ilustra o declínio dos quatro principais impérios marítimos dos séculos XIX e XX – Portugal, Espanha, França e Grã-Bretanha.
O júri do SIGGRAPH 2010 – evento que reuniu, em Los Angeles (EUA), cerca de 25 mil participantes -, não só o distinguiu com o maior prémio destinado aos trabalhos académicos, como selecionou o vídeo para o Festival de Animação por Computador, que decorreu ao longo da Conferência, de entre 750 filmes submetidos de todo o mundo.
A animação de Pedro Cruz foi exibida juntamente com segmentos de filmes como Avatar ou Alice no País das Maravilhas, segundo informa um comunicado da FCTUC.
A grande inovação desta história digital “é a forma invulgar como a história é contada. Depois de definir o que queria contar, parti para o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação capaz de gerar um número infinito de filmes para a mesma história. É interessante construir um sistema que reage a vários tipos de informação e observar como este se adapta e retrata visualmente as variações nos dados”, explica Pedro Cruz.
No caso do “Visualizing Empires Decline”, a ferramenta conta a história do que aconteceu aos 4 principais impérios marítimos ao longo do tempo, dando enfoque ao seu declínio.
“É um excelente exercício de visualização porque proporciona uma visão única sobre o declínio dos impérios. Propõe-se uma representação muito viva do que é a história, sugerindo novos sentidos e visualização às narrativas”, acrescenta o orientador da Tese de Mestrado de Engenharia Informática, o investigador Penousal Machado.
As diferentes versões do vídeo “Visualizing Empires Decline”, que já atingiram cerca de meio milhão de visualizações, estão disponíveis em http://mondeguinho.com/master.
[Notícia sugerida pelo utilizador Bruno Melo]