Em Boston, nos EUA, um grupo de alunos universitários decidiu criar uma solução alternativa ao passe de transportes públicos, que tantas vezes se perde nos bolsos e carteiras.
Em Boston, nos EUA, um grupo de alunos universitários decidiu criar uma solução alternativa ao passe de transportes públicos, que tantas vezes se perde nos bolsos e carteiras. O resultado foi um anel, impresso em 3D, com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência).
“Cansados de perder o comboio tantas e tantas vezes, à procura do passe, procurámos uma solução na tecnologia 'vestível'. Depois de meses de árduo trabalho, criámos o Anel de Sésamo”, escrevem os estudantes do Massachussets Institute of Tecnhology (MIT).
O objetivo é oferecer uma alternativa mais simples e prática, em vez do habitual cartão que tão facilmente se perde nos bolsos e carteiras dos utentes dos transportes públicos. O anel consiste numa impressão 3D e tem por base a inovadora tecnologia RFID.
“Agora já pode dirigir-se diretamente para a entrada, usar magia cientificamente aprovada e seguir viagem”, explicam. O funcionamento é idêntico ao de um cartão normal: basta carregá-lo e colocá-lo junto ao aparelho de validação nas máquinas de entrada.
Criados os protótipos desta inovação tecnológica e conseguida a aprovação da autoridade de transportes do estado de Massachussets, o objetivo é, agora, melhorar o produto. Para além de ser à prova de água, os jovens pretendem desenvolver um anel “mais elegante, metálico e multifuncional” e levá-lo aos quatro cantos do mundo.
Para isso, está a ser promovida uma campanha de angariação de fundos na plataforma de crowdfunding KickStarter, onde quem quiser pode contribuir e ajudar este projeto. A 15 dias do fim, a meta inicial de 5.000$ (cerca de 4.000€) foi já amplamente ultrapassada, contando já com 12.790$ (cerca de 10.000€) de apoios.
Clique AQUI para saber mais sobre o inovador Anel de Sésamo.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca
Comentários
comentários