A Seleção Nacional Universitária de andebol masculino sagrou-se campeã do mundo no âmbito da 22.ª edição do Campeonato Mundial de Andebol 2014, que se realizou entre 3 e 10 de Agosto em Guimarães.
A Seleção Nacional Universitária de andebol masculino sagrou-se campeã do mundo no âmbito da 22.ª edição do Campeonato Mundial de Andebol 2014, que se realizou entre 3 e 10 de Agosto em Guimarães. Depois de ter já marcado presença em três finais, Portugal conquistou o tão desejado título com uma vitória sobre o Brasil.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) destaca que, a jogar em casa, os portugueses não falharam e garantiram, pela primeira vez na história, o título de campeões mundiais.
Para chegar à derradeira vitória, a seleção portuguesa teve de ultrapassar o Egito (34-29) e a China Taipé (32-20) na fase de grupos, a Rússia (32-25) nos quartos-de-final, a Espanha (27-33) nas semifinais e, por fim, o Brasil, país sobre o qual impôs uma vitória por 29-23.
O selecionador nacional, Gabriel Oliveira, acredita que jogar numa cidade portuguesa foi importante para alcançar este objetivo. “Disse logo no início aos meus atletas que na nossa casa quem manda somos nós”, conta o técnico que, incapaz de descrever a emoção sentida, diz apenas que “[ganhar o título] é uma sensação maravilhosa” e dedica a vitória a todos os que criaram as melhores condições para que tal fosse possível.
No feminino, o título mundial foi entregue ao Brasil, que terminou o mundial universitário com uma vitória por 17-24 sobre a Rússia. A equipa feminina portuguesa fechou a participação na competição internacional no 10.º lugar entre 11 seleções.
Envolvendo cerca de 700 pessoas, entre voluntários, organização e participantes vindos dos quatro cantos do mundo, a realização do evento foi atribuída à FADU pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), tendo acontecido em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) e com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
O Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2014 é um dos eventos com maior projeção de todo o calendário da FISU. Nesta edição estiveram presentes 14 países, 11 equipas masculinas e 11 femininas, num total de cerca de 500 atletas, que se debateram pelo título mundial ao longo de sete dias de competição e 65 jogos.