Depois de vencer a Islândia por 36-35, a Seleção Nacional fez aquilo que muitos pensavam não ser possível, batendo a Dinamarca, campeã europeia de sub-20 em título. Esta vitória leva Portugal às meias-finais da competição pela primeira vez.
Foi surpreendente a vitória de Portugal sobre a Dinamarca, esta terça-feira, ainda que pela margem mínima (29-28). Os atletas lusos qualificaram-se, assim, para as meias-finais desta competição pela primeira vez, resultado para o qual também contribuiu a derrota da França frente à Islândia.
“A vitória sobre a Dinamarca foi extraordinária. Fizemos um jogo muito bom na defesa, controlámos sempre o ataque dinamarquês e conseguimos estar sempre na frente do marcador, o que foi notável”, afirmou o selecionador nacional, Rolando Freitas, em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Andebol.
O técnico acrescentou que esta vitória “foi um resultado sensacional e o apuramento para as meias-finais, por tudo o que temos vindo a fazer, é inteiramente merecido e acaba por ser a recompensa de todo este trabalho”.
João Ferraz, para além de eleito o Melhor Jogador de Portugal, foi o melhor marcador, com sete golos, seguido por Gilberto Duarte e Ricardo Pesqueira, ambos com cinco golos.
Esta quarta-feira, Portugal encerra a sua participação na fase de grupos frente à França (zero pontos), apenas para cumprir calendário.
O adversário de Portugal nas meias-finais sairá do jogo entre Espanha e Eslovénia, que lutam amanhã (20h00 locais) pelo segundo lugar do grupo M2 (Main Group 2), uma vez que a Alemanha também já se apurou para as meias-finais, ao vencer esta tarde a Eslovénia por 31-25.
Acompanhe todos os jogos em direto, a partir deste link: www.ehf-20euro2010.com/en/live-stream/live-stream-pasienky.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]