Ana Moura, “uma das melhores intérpretes fadistas do mundo”, mostra de que forma o seu país é influenciado pelo fado e de que maneira o próprio fado é influenciado por Portugal. A cantora de 33 anos encara este estilo de música como o “soul português” e aponta Lisboa como a “cidade do fado”.
O Daily Mail apresenta Ana Moura como uma “famosa cantora portuguesa” que, apesar de “espalhar por todo o mundo” a sua voz e as suas letras “melancólicas”, continua a preferir a capital portuguesa acima de qualquer outro local no planeta, “a cidade que agora chama de casa”.
A fadista descreve os portugueses à semelhança do fado, como pessoas “muito emotivas” que podem “estar muito bem num momento, mas tristes logo a seguir”. “Se ainda não ouviram o fado, então uma breve passagem por Lisboa é a melhor forma de o descobrir, especialmente pelo Bairro Alto e pelo Bairro de Alfama”, explica Ana Moura.
Para ouvir este “soul português”, a cantora recomenda o restaurante “Casas de Fado”, o “Café Luso”, a “Casa de Linhares e o “Pateo de Alfama”. “Para uma boa experiência, jante e oiça os fadistas. Mas se preferir, pode simplesmente comprar uma bebida e apreciar o espetáculo”, salienta.
Disco de Ana Moura apresentado em Londres, este sábado
O encanto pela cidade lisboeta não é escondido por Ana Moura que, apesar de ter nascido em Santarém, vive maravilhada com “os lugares incrivelmente lindos” e com os “velhos bairros que muito pouco mudaram ao longo dos séculos”.
A cozinha portuguesa é também um dos destaques nesta entrevista, servida no restaurante preferido da cantora, “Farta Brutos”, onde o próprio “dono vem à mesa explicar o menu”. “Servem uns petiscos fabulosos que incluem as sardinhas e o linguado, acompanhados por os famosos vinhos do Douro e do Alentejo”, realça.
O novo álbum de Ana Moura, “Desfado”, merece também destaque nesta entrevista – um trabalho que será apresentado no centro de artes The Barbican, em Londres, no próximo sábado. O disco vai ser também divulgado pela estação televisiva britânica BBC, no programa “Later…with Jools Holland”, esta terça-feira, às 22h00.
Clique AQUI para aceder à entrevista de Ana Moura no Daily Mail (em inglês).