Num curto documentário divulgado no Youtube, o inglês James Bowen, atualmente com 34 anos, conta que numa certa altura da sua vida teve problemas com a família e acabou por viver nas ruas e consumir drogas “para fugir à realidade”.
Um dia, quando estava a frequentar um programa de apoio à toxicodependência para abandonar o vício da heroína, James encontrou nas escadas do centro o gato Bob, um rafeiro de pelo amarelo, que estava ferido e esfomeado.
O inglês decidiu ajudar o felino: gastou as poucas libras que tinha consigo no veterinário e em alimentação. Depois de cuidar do animal, James ainda tentou devolver o gato às ruas, mas Bob regressava sempre para junto dele. Desde aí, os dois tornaram-se inseparáveis.
“As coisas mudaram drasticamente desde que encontrei o Bob… Eu era uma pessoa muito egoísta, quando consumimos drogas só pensamos em nós próprios, mas quando o encontrei e decidi ajudá-lo, fui obrigado a pensar para além de mim”, explica o jovem escritor no documentário acrescentando que Bob “retribuiu com um amor e uma afeição” que James nunca esperaria encontrar.
A história destas duas personagens reais foi transformada em livro graças à intervenção da agente literária Mary Panchos – a editora do livro “Marley e eu”, do escritor norte-americano John Grogan, que conta a história de um homem e o seu cão.
Mary Panchos costumava ver Bowen a andar em Londres, com Bob repousando em seus ombros, e sentiu que aquela história iria seduzir os leitores. E, pelos vistos, o instinto de Panchos estava certo: até ao momento, “A Street Cat Named Bob” (“A minha História com Bob”, na versão portuguesa editada pela Porto Editora), já vendeu mais de 350 mil cópias no Reino Unido, e foi publicado em 25 idiomas.
Este Verão, o livro será editado numa versão para crianças e, em breve, a história de Bob e James deverá ser adaptada ao cinema, segundo avançou recentemente a imprensa inglesa. Entretanto, Bob tornou-se uma verdadeira estrela, tem uma conta de Twitter com mais de 28 mil seguidores, uma página de Facebook e, até, um grupo de fãs que se intitula “Street Cats”.