O reverendo norte-americano Kenton Lee criou umas sandálias que podem ser ajustada em 5 tamanhos. O projeto 'The Shoe That Grows' tem o objetivo de ajudar as cerca de 30 milhões de crianças, no mundo, que andam descalças, oferecendo sapatos que as acompanham enquanto crescem.
A ideia para o projeto 'The Shoe that Grows' surgiu em 2007 quando o jovem reverendo Kenton Lee, de 31 anos, estava a trabalhar em Nairobi, Kenya. Um dia, Kenton reparou numa menina de um orfanato de crianças com HIV, com sapatos demasiados apertados para os seus pés.
O diretor do Orfanato disse a Kenton que a instituição recebia donativos provenientes dos EUA, entre os quais sapatos, mas que passados seis meses o calçado já não servia às crianças.
O pastor decidiu, então, desenvolver uma linha de sapatos que permitisse às crianças utilizar, durante vários anos, o mesmo sapato, ao criar uma sandália ajustável ao pé.
O sapato tem dois tamanhos: um grande (adultos) e um pequeno (crianças) e destaca-se pelo facto de poder 'crescer' 5 tamanhos e durar cerca de cinco anos, graças ao material resistente de que é feito.
De acordo com o site oficial 'The shoe that grows.ORG', além de acompanhar o crescimento dos jovens, este sapato é uma solução que permite proteger as crianças de parasitas e doenças transmitidas pela terra.
A ideia inspiradora visa proporcionar proteção e fornecer melhores condições de saúde e higiene para mais de 300 milhões de crianças que, segundo a organização do revendo, não têm sapatos para calçar.
Na sequência do seu projeto 'Shoe That Grows', o pastor americano fundou em 2009 a Organização sem fins lucrativos, 'Because International' que pretende angariar dinheiro para projetos que ajudem a mudar o mundo para melhor.
Notícia sugerida por André Luís