No total, concorrem nesta competição 13 projetos nacionais dos quais quatro, estão já no Top10 dos mais votados. O primeiro lugar da votação está ocupado pelo projeto “Semear Vida em Sítios Desertificados”, do Movimento Terra Queimada, que pretende recolher sementes de espécies endémicas para promover a reflorestação do território, em particular nas áreas ardidas e zonas abandonadas.
A iniciativa Green Cork (dedicada à recolha e reciclagem de rolhas de cortiça), o projeto “Sown Biodiverse Pastures for climate change mitigation and soil protection” (que conta com mais de 1.000 agricultores para promover o sequestro de um milhão de toneladas de carbono) e o movimento EcoEscovinha (de recolha e reciclagem de escovas de dentes) são os restantes projetos lusos do Top10 do concurso.
O grande vencedor será escolhido numa cerimónia a realizar em Novembro de 2013, em Copenhaga, e será objeto de uma campanha publicitária e na comunicação social ao nível europeu.
Além do vencedor da geral, em cinco países (entre os quais Portugal), o júri vai selecionar um vencedor que será objeto de uma campanha publicitária nacional em Outono de 2013.
Clique AQUI para conhecer os projetos a concurso e deixar o seu voto.