Esta será uma das últimas tribos amazónicas que permanece isolada do mundo ocidental. As entidades oficiais brasileiras confirmaram a descoberta da tribo, na zona ocidental da Amazónia, que conta com cerca de 200 indígenas, avança o portal do grupo Survival International.
Segundo o grupo de defesa dos direito indígenas, Survival International, esta tribo tem consciência do “mundo exterior” mas optou por permanecer afastada da civilização ocidental mantendo o seu estilo de vida tradicional.
As imagens aéreas recolhidas pelo Departamento de Assuntos Indígenas do Brasil (FUNAI) mostram que a tribo cultiva milho, amendoins, bananas e outros produtos agrícolas.
Segundo o FUNAI, a confirmação da existência desta tribo, permitirá ao governo tomar medidas para proteger a área e o seu modo de vida. Devido ao seu prolongado isolamento, o contacto com o mundo exterior pode ser perigoso.
A Survival International relata que, em 1987, 45 indígenas morreram devido a doenças comuns para o homem ocidental – como a gripe – transportadas por um grupo de missionários que decidiu contactar a tribo.
Já em 2008, a Survival International tinha divulgado fotos de uma outra tribo que vivia isolada na fronteira entre o Brasil e o Peru.
Clique no link acima para ver o vídeo do FUNAI com imagens aéreas da tribo e aceda AQUI ao site da Survival Internacional
[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Maria Álvares]