Uma dezena de jovens de seis países europeus juntou-se para ajudar crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência nas instituições de solidariedade social de Amarante.
Uma dezena de jovens de seis países europeus juntou-se para ajudar crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência nas instituições de solidariedade social de Amarante. Ao longo de uma semana os voluntários vão circular por vários organismos da cidade e realizar atividades de proximidade com a comunidade local.
Os jovens vindos da Itália, Letónia, Grécia, Dinamarca, Holanda e Roménia estão alojados na Casa da Juventude de Amarante e vão promover atividades lúdicas, culturais e pedagógicas, como é o caso de aulas de português, inglês e italiano gratuitas.
Os idosos da Santa Casa da Misericórdia, as crianças do Centro Escolar da Madalena e as pessoas portadoras de deficiência da Cercimarante foram escolhidos para integrar o programa de voluntariado europeu. As atividades são programadas com as instituições locais e serão desenvolvidas ao longo desta semana.
“A estratégia da Casa da Juventude é trazer jovens estrangeiros para fazer longas experiências de voluntariado e, através dessas, parcerias com a rede local de instituições de jovens, apoio a deficientes e crianças”, explicou Miguel Pinto, responsável da Casa da Juventude, à agência Lusa.
O técnico salientou que este programa vai permitir dar “uma nova oportunidade a jovens que não têm emprego” e encontrar nesta experiência “a possibilidade de desenvolverem as competências e servirem a comunidade”.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]