“Estes equipamentos, pioneiros em Portugal, vão permitir que crianças que se desloquem em cadeiras de roda possam brincar livremente” no parque infantil, explica a Câmara Municipal da Amadora (CMA) no seu site.
A colocação destes dois equipamentos, aos quais se acrescenta a inauguração de uma mini biblioteca da Turma da Mônica, já tinha sido anunciada a alguns meses pela autarquia, que pretende transformar o Parque da Mônica, inaugurado em 2013, num espaço inclusivo, onde “todas as crianças possam brincar livremente”.
Já em relação à mini biblioteca, será constítuida por livros da Turma da Mônica, onde os mais pequenos podem acompanhar de perto as aventuras da Mônica, do Cebolinha, do Cascão, entre outros.
O Parque da Mónica, inaugurado em Novembro de 2013, tem cerca de quatro mil metros quadrados e foi construído com recurso a vários materiais reciclados, alguns deles derivados das estruturas que estavam anteriormente no local, onde antes se situava a Fábrica da Cultura, que recebeu durante vários anos o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA).
Recentemente, o parque foi um dos sete finalistas dos Green Project Awards (GPA), uma distinção que destaca os projetos com contributos na promoção da partilha de boas práticas e no desenvolvimento do empreededorismo, inovação, desenvolvimento sustentável e economia verde, acrescenta a autarquia.