A Associação Alzheimer Portugal vai a promover sessões informativas e aconselhamento individualizado na cidade de Faro, Algarve. A ação irá decorrer entre os dias 23 e 26 de Julho, com várias iniciativas que ajudem a lidar com a doença degenerativa.
A Associação Alzheimer Portugal vai a promover sessões informativas e aconselhamento individualizado na cidade de Faro, Algarve. A ação irá decorrer entre os dias 23 e 26 de Julho, com várias iniciativas que ajudem a lidar com a doença degenerativa.Dirigida não só aos doentes, mas também a familiares e amigos, a iniciativa engloba sessões de informação, 'workshops' e atendimentos individualizados. A abertura do projeto está marcada para as 17h de dia 23 de Julho, no Auditório do Hospital de Faro, com uma sessão de explicação da doença, dos principais sintomas e das implicações na vida do doente, de modo a que todos os participantes estejam a par da realidade do Alzheimer.
O dia 24 é dedicado ao ‘workshop’ que, entre as 14h e as 18h, tentará ensinar “Como lidar com a pessoa com demência”. Esta ação em particular é dedicada a todos aqueles que tenham familiares ou amigos doentes e queiram aprender estratégias para melhorar a sua qualidade de vida. Serão igualmente abordadas as implicações psicológicas e os apoios sociais capazes de auxiliar nos momentos mais complicados.
A iniciativa termina com os atendimentos psicossociais, a decorrer nos dias 25 e 26 entre as 15h e as 19h. O objetivo destas sessões individualizadas passa por ajudar os doentes a lidar com a patologia da melhor forma e facilitar a sua reintegração na sociedade.
A Associação alzheimer Portugal tem, atualmente, mais de 8 mil associados cujo principal objetivo é criar melhores condições de vida para as pessoas com demência. Criada em 1988, a instituição é membro da Alzheimer Europe e integra-se no movimento europeu que visa o reconhecimento das demências como prioridade de saúde pública.