De acordo com os organizadores, a iniciativa verde ganha pela Escola Profissional Mariana Seixas, do distrito de Viseu foi um sucesso. “Os resultados ultrapassaram todas as nossas expectativas”, disse à Lusa, citado pela TVI24, o diretor geral Amb3E, Fernando Lamy da Fontoura.
“A escola que ganhou no ano passado conseguiu 34,5 toneladas [de resíduos recolhidos] e a escola deste ano quase 80 toneladas, só em 15 dias úteis”, salientou Fernando Lamy da Fontoura, um feito que classificou como “espantoso”.
De acordo com o mesmo responsável a iniciativa pedagógico-ambiental teve repercussões a nível internacional, com outros países da União Europeia a pedir informações para desenvolver iniciativas semelhantes.
A adesão a este projeto que conta com o apoio dos Ministérios da Educação e do Ambiente foi significativa com a participação 603 escolas de todas as regiões, incluindo Madeira e Açores. Mobilizou 405 mil alunos e 57 mil professores que se envolveram na recolha de 1605 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos.
Desde frigoríficos a máquinas de lavar e “imensas televisões e pequenos eletrodomésticos”, como ferros de engomar e varinhas mágicas, foram recolhidos uma média de cerca de quatro quilos por estudante.