Seis alunos da Escola Secundária 2,3 de Alvide, em Cascais, descobriram um asteróide a partir do estudo de imagens obtidas por vários telescópios, no âmbito das últimas campanhas promovidas pela ISAAC – International Asteroid Search Collaboration, conforme noticia a edição impressa do jornal Expresso.
O astro descoberto a 25 de janeiro está localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter e chama-se 2011 BG16, mas os alunos vão propor à União Astronómica Internacional um nome português para o asteróide.
O International Asteroid Search Collaboration – Colaboração Internacional para a Procura de Asteróides, em português – é um programa de ensino e divulgação científica que permite aos estudantes das escolas participantes a participação num importante programa da NASA.
A partir do estudo de imagens obtidas por vários telescópios os estudantes contribuem para a deteção e determinação das órbitas de objetos cuja órbita é muito próxima do nosso planeta, os NEO (Near Earth Object).
De acordo com o site Ciência Pt, na campanha, que decorreu em dezembro/janeiro último, e que recebeu o nome de All-Portugal Asteroid Search Campaign, participaram 15 escolas portuguesas.
Para os alunos da Escola Secundária de Alvide, a euforia chegou quando ficou confirmado numa mensagem enviada pelo coordenador do projeto, o Prof. Patrick Miller a descoberta do asteróide.
“Greetings from the International Astronomical Search Collaboration. Congratulations go to R. Costa, K. Manghnani, C.Martins, R. Pimenta, R. Silva, & R.Guerra from Escola Secundária 2,3 de Alvide (Portugal) for the discovery of the Main Belt asteroid 2011 BG16”.
[Notícia corrigida dia 17/2]