De acordo com a organização, a cargo da câmara municipal do Marão e da junta de freguesia de Aboadela, os jovens, apoiados por alguns adultos, plantaram carvalhos, azevinhos e medronheiros na zona da Lameira, um dos pontos mais altos da serra do Marão.
Em 2010, os estudantes tinham já plantado 250 árvores, uma centena das quais foram plantadas no contexto da ação “Bosques do Centenário”. Cada uma das árvores foi apadrinhada por crianças, adolescentes e adultos de Amarante, que se quiseram associar à iniciativa.
Estes “padrinhos” comprometeram-se a colaborar, com regularidade, em ações destinadas a garantir o crescimento saudável das árvores recém-plantadas e a visitar com frequência a Serra do Marão.
Os promotores da iniciativa adiantaram à Lusa que, em 2011, esse compromisso foi honrado e que os “padrinhos” voltaram, em grupo, ao local, para avaliar o estado de desenvolvimento das árvores, “cuidando das que sobreviveram ao frio e às alturas ou substituindo as que não resistiram”.
Este ano a plantação de árvores voltou a realizar-se e, agora, os organizadores esperam que a ideia se repita nos próximos anos, contribuindo para reflorestar e preservar a Serra que constitui a maior “mancha verde” do distrito do Porto.