O custo das instalações de iluminação pública (IP) constitui um peso importante nas despesas correntes dos Municípios, verificando-se, nos últimos anos, uma tendência de aumento de custos que acompanha a melhoria dos níveis de iluminação.
Por isso, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e a AREANATejo estão a desenvolver o projeto ILUPub – Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública está que passa, entre outras medidas, por fazer um levantamento e análise da facturação naquela região, caracterizando a rede, com o apoio da EDP Distribuição e, posteriormente, reduzindo o consumo, através da instalação de luminárias mais eficientes e de equipamentos de optimização de consumos.
Uma das medidas em curso consiste na instalação de equipamentos com regulação do fluxo luminoso em 24 postos de transformação. Através desta implementação conta-se atingir, anualmente, uma redução do consumo em 1,8%, muito perto da meta de dois por cento imposta no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética.
Consequentemente, a factura energética anual de iluminação pública será reduzida em 46 mil euros e menos 210 toneladas de CO2 chegarão à atmosfera.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da AREANA Tejo.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]