Esta semana a jornalista Kieran Falconer, do jornal britânico Daily Mail, destaca numa reportagem a beleza da barragem do Alqueva, no Alentejo. O objetivo foi conhecer o maior lago da Europa feito pelo Homem. Kieran, juntamente com um grupo de amigos, não hesitou em testar as suas capacidades de “marinheira” a partir da marina da Amieira.
Na reportagem, a jornalista britânica descreve a transformação que aquela zona alentejana sofreu até aos dias de hoje. O destaque vai para a imensa zona de lazer que a barragem do Alqueva, no Alentejo, proporciona a quem se deixa levar pela paisagem.
Kieran explica que tendo o rio Guadiana como suporte, a barragem – para além do lazer – oferece àquela região o fornecimento de água para regadio assim como a produção de energia elétrica.
Amieira e os barcos casa
A jornalista britânica começa o seu fim-de-semana de barco na Marina da Amieira. Como porta de entrada na marina, Kieran destaca o “restaurante panorâmico e o café acolhedor”.
Kieran considera o lago português a zona perfeita para desfrutar dos barcos-casa. O artigo explica que os utilizadores dos barcos podem navegar pelo Grande Lago nas zonas autorizadas, podendo aportar com facilidade e deslocar-se a pé ou de bicicleta às povoações ribeirinhas.
Kieran descreve os momentos de treino que são dados a quem aluga as embarcações, assim como as instruções para navegar. Munidos de alta tecnologia, como GPS, sonar e manobras de leme automáticas, os barcos permitem ao “marinheiro” navegar com “segurança e facilidade”.
No “topo do mundo”
Depois de seguirem viagem e já a desfrutar do barco-casa, Kieran e o grupo de amigos usufruem dos cerca de 40 graus de temperatura que se fazem sentir em pleno agosto.
Kieran descreve os dias de “dolce far niente” no seu “mini-cruzeiro”. Descreve a paisagem da vila de Monsaraz que se pode avistar do lago, os passeios de canoa e o pôr do sol tão característico da região. Por momentos, a repórter britânica diz “sentir-se em pleno mediterrâneo, como em St. Tropez ou Ibiza”.
Para além das atividades e da paisagem, o grupo não poupa elogios à gastronomia alentejana, referindo produtos como o azeite, o queijo, o vinho, as iguarias de porco preto e até as tão conhecidas migas.
Já no final da viagem, a jornalista acentua o sentimento de “estar no topo do mundo” rodeada de uma paisagem magnífica sublinhando as saudades que que sente assim que deixa “o seu barco casa”.
Clique AQUI para ler a reportagem na íntegra.
Clique AQUI para conhecer Marina da Amieira.