por redação
Trata-se de um sistema off-grid, desligado da rede elétrica, com uma potência instalada de 11 kW. Além deste conjunto de painéis, foi ainda instalado um sistema de armazenamento de energia, com autonomia para 5 dias sem sol, permitindo abastecer os equipamentos hidráulicos do reservatório, os sistemas de monitorização e telecontrolo e ainda a estação de filtração de um bloco de rega com 2.163 hectares.
Esta solução energética evitou a construção de uma linha de média tensão com uma extensão de cerca de 2 quilómetros, e traduz-se numa rentabilidade económico-financeira positiva desde o momento de entrada em funcionamento.
Em comunicado, a EDIA salienta que tem vindo a apostar em soluções energéticas amigas do ambiente e ecologicamente compatíveis com um processo de desenvolvimento sustentado que se deseja para a região.
Além da solução agora implementada no reservatório da Cegonha, a empresa instalou painéis solares na cobertura da sua sede, em Beja, e também pequenas centrais fotovoltaicas na Estação Elevatória do Pisão ou na Estação Elevatória da Amoreira.