Em comunicado, a autarquia de Almada adianta que a escolha do júri baseou-se nas atividades realizadas na cidade durante a SEM e também na implementação do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS, da ciclovia entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Campus Universitário no Monte de Caparica e de cinco novos parques de estacionamento cobertos, bem como a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
Por sua vez, a organização do evento europeu faz referência, no seu blogue oficial, ao Festival do Dia da Mobilidade, que a cidade da margem sul do Tejo organizou no dia 18 de setembro. Demonstrações de veículos elétricos, atividades desportivas, performances artísticas e exposições foram algumas das atividades incluídas na programação.
Almada, que participou em todas as edições da SEM, destacou-se, assim, entre as 2221 cidades mundiais – 66 das quais em território nacional – que promoveram a melhoria das acessibilidades urbanas no ano passado, entre os dias 16 e 22 de setembro.
O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade é instituído pela Comissão Europeia e premeia as cidades que mais se empenharam naquela que é considerada a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade sustentável.
Em 2011, a SEM realizar-se-á novamente de 16 a 22 de setembro.