Através deste novo projeto, será possível apoiar estas crianças ao nível de empréstimo, reparação e adaptação de produtos de apoio, assim como de brinquedos, triciclos ou até mesmo carros elétricos, estimulando também a parte interativa e lúdica da vida das crianças.
O novo Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio (BEPA) foi inaugurado esta semana, na Quinta dos Inglesinhos, Caparica, através de uma parceria entre o Hospital Garcia da Horta e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa.
Todas as crianças apoiadas pelo Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (CDC), do Hospital Garcia da Horta, que se destina a crianças com patologias neurológicas, podem utilizar este serviço, avança um comunicado disponível no Portal da Saúde, gerido pelo Ministério da Saúde.
O Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio pretende realizar demonstrações de utilização de produtos de apoio, software ou dispositivos para a comunicação e acesso a computadores, nas quais haverá aconselhamento técnico no que diz respeito à acessibilidade.
Para além destes serviços, será possível comprar dispositivos e utensílios como switch (dispositivo que liga computadores em rede), talheres adaptados, entre outros produtos, destinados a crianças com problemas neurológicos.
Notícia sugerida por Maria da Luz