O Ministério de Assunção Cristas anunciou esta segunda-feira que, a partir de Maio, os preços entre a produção e a distribuição de alimentos serão públicos. A decisão terá por consequência "acabar as relações tensas entre o setor da produção de leite
O Ministério de Assunção Cristas anunciou esta segunda-feira que, a partir de Maio, os preços entre a produção e a distribuição de alimentos serão públicos. A decisão terá por consequência “acabar as relações tensas entre o setor da produção de leite e a distribuição”.
A iniciativa foi discutida na última reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA) e terá efeitos a partir de Maio. O Governo está a trabalhar para que “se introduza transparência nos preços”, adiantou a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) em comunicado.
De acordo com o MAMAOT, a partir de agora, o gabinete de Planeamento e Políticas e a Direcção-geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, “vão articular com o Instituto Nacional de Estatística e as organizações do setor alimentar que vão produzir relatórios trimestrais com os preços ao longo da cadeia alimentar”.
O ministério liderado por Assunção Cristas refere ainda que, dos relatórios, vão constar “os preços de produtos para os quais já existem, atualmente fontes dispersas de informação”, os preços de outros produtos, sendo que os referidos relatórios “passam a estar na internet no 'site' do gabinete de Planeamento e Políticas, que passa a incluir um conteúdo específico para a PARCA”.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]