Saúde

Alimentação: Animação lusa estreia em vários países

Uma nova série de animação, totalmente produzida em Portugal, vai estrear, brevemente, em vários países em todo o mundo. A série Nutri Ventures vai também ser alvo de um estudo da Organização Mundial de Saúde.
Versão para impressão

Uma nova série de animação, totalmente produzida em Portugal, vai estrear, brevemente, em vários países em todo o mundo. A série Nutri Ventures vai também ser alvo de um estudo da Organização Mundial de Saúde para avaliar o seu impacto nos hábitos alimentares dos mais novos.

Teo, Lena, Ben e Nina são os heróis destes desenhos animados que vão ser apresentados este sábado, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Por detrás de cada aventura dos Nutri Ventures há sempre o mesmo objetivo: mostrar a importância de uma alimentação saudável.

Para garantir que as mensagens nutricionais são “as mais indicadas”, todas as falas dos heróis e vilões da animação foram lidas e revistas por especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas, disse à Lusa Rui Lima Miranda, um dos sócios fundadores da empresa Nutri Ventures.

A série, com um orçamento total de 7,5 milhões de euros, vai começar a ser transmitida em breve pela RTP2 e, no final do ano, começará a ser vista também em canais brasileiros, húngaros, polacos e isrealitas. A produtora da série está ainda em negociações para conseguir que os quatro heróis cheguem, ainda este ano, ao Reino Unido, Itália, México e China.

Para já, a animação portuguesa conseguiu chamar a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Quando nos foi apresentado o projeto vimo-lo com muito interesse não só pelos aspetos tecnológicos, mas pela mensagem e, uma vez que vai ser transmitida em muitos países, achámos que era importante medir o seu impacto”, contou à Lusa o coordenador do programa de nutrição, atividade física e obesidade da OMS, João Breda.

“Por isso, sugerimos a realização de um estudo e ajudámos a estabelecer contactos com organismos com grande capacidade de investigação na área da promoção de saúde”, acrescentou o coordenador do programa.

De acordo com o responsável da OMS, referindo-se aos estudos que vão ser feitos na Holanda, Hungria e Portugal, “os investigadores deverão estudar o impacto em termos de consumo alimentar e de atividade física das crianças, mas também em termos de conhecimento, perceções e das atitudes das crianças”.

O excesso de peso afeta uma em cada quatro crianças europeias e “até agora ninguém estava a conseguir atraí-las” para a importância da alimentação saudável, disse Rodrigo Carvalho, o outro sócio fundador da Nutri Ventures.

O pré-lançamento dos Nutri Ventures está marcado para sábado, na abertura do Monstrinha, a secção infantil do Festival Monstra. Entre Abril e Maio será lançado na RTP2 e, a partir de Setembro no Canal Panda e noutros países.

Para aceder ao site oficial dos Nutri Ventures clique AQUI.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close