Uma nova série de animação, totalmente produzida em Portugal, vai estrear, brevemente, em vários países em todo o mundo. A série Nutri Ventures vai também ser alvo de um estudo da Organização Mundial de Saúde para avaliar o seu impacto nos hábitos alimentares dos mais novos.
Teo, Lena, Ben e Nina são os heróis destes desenhos animados que vão ser apresentados este sábado, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Por detrás de cada aventura dos Nutri Ventures há sempre o mesmo objetivo: mostrar a importância de uma alimentação saudável.
Para garantir que as mensagens nutricionais são “as mais indicadas”, todas as falas dos heróis e vilões da animação foram lidas e revistas por especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas, disse à Lusa Rui Lima Miranda, um dos sócios fundadores da empresa Nutri Ventures.
A série, com um orçamento total de 7,5 milhões de euros, vai começar a ser transmitida em breve pela RTP2 e, no final do ano, começará a ser vista também em canais brasileiros, húngaros, polacos e isrealitas. A produtora da série está ainda em negociações para conseguir que os quatro heróis cheguem, ainda este ano, ao Reino Unido, Itália, México e China.
Para já, a animação portuguesa conseguiu chamar a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Quando nos foi apresentado o projeto vimo-lo com muito interesse não só pelos aspetos tecnológicos, mas pela mensagem e, uma vez que vai ser transmitida em muitos países, achámos que era importante medir o seu impacto”, contou à Lusa o coordenador do programa de nutrição, atividade física e obesidade da OMS, João Breda.
“Por isso, sugerimos a realização de um estudo e ajudámos a estabelecer contactos com organismos com grande capacidade de investigação na área da promoção de saúde”, acrescentou o coordenador do programa.
De acordo com o responsável da OMS, referindo-se aos estudos que vão ser feitos na Holanda, Hungria e Portugal, “os investigadores deverão estudar o impacto em termos de consumo alimentar e de atividade física das crianças, mas também em termos de conhecimento, perceções e das atitudes das crianças”.
O excesso de peso afeta uma em cada quatro crianças europeias e “até agora ninguém estava a conseguir atraí-las” para a importância da alimentação saudável, disse Rodrigo Carvalho, o outro sócio fundador da Nutri Ventures.
O pré-lançamento dos Nutri Ventures está marcado para sábado, na abertura do Monstrinha, a secção infantil do Festival Monstra. Entre Abril e Maio será lançado na RTP2 e, a partir de Setembro no Canal Panda e noutros países.
Para aceder ao site oficial dos Nutri Ventures clique AQUI.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]