Para chegar a esta conclusão, os investigadores colocaram num local pedaços de madeira (que representavam predadores) e alguns Gaios Azuis mortos. Perante este cenário, os pássaros ignoraram o falso predador e apenas demonstraram uma reação quando encontraram os pássaros mortos.
Quando perceberam a situação, os pássaros mudaram o seu comportamento e cercaram o cadáver. Pouco depois começaram a emitir sons que funcionaram como sinais de aviso para alertar os outros animais da mesma espécie.
Segundo a coordenadora do estudo, Teresa Iglesias, este ritual serve para espalhar a mensagem de que existe um pássaro morto, alertando-os do perigo que correm. Desta forma, o risco de outro pássaro ser morto diminui.
Outra alteração verificada nas atitudes desta espécie foi a alteração na procura de alimento. Como que entrando num período de luto, os pássaros deixaram de procurar alimento por um dia.
Também há registros de outros animais na natureza que apresentam comportamentos que se assemelham ao luto humano, como é o caso das girafas e dos elefantes.
Clique AQUI para aceder ao estudo.
[Notícia sugerida por Alexandra Maciel]