O Algarve "pode bem ser o melhor local do mundo para a reforma". A opinião é do jornal norte-americano US News, que compilou as 11 razões que colocam a região portuguesa no "top" europeu de refúgios ideais para relaxar na fase mais tardia da vida.
O Algarve “pode bem ser o melhor local do mundo para a reforma”. A opinião é do jornal norte-americano US News, que compilou, num artigo publicado esta terça-feira, as 11 razões que colocam a região portuguesa no “top” europeu de refúgios ideais para relaxar na fase mais tardia da vida.
“Particularmente apelativas são as cidades de Silves e Lagoa”, onde é possível “apreciar o que de melhor a região tem para oferecer, desde vilas medievais e pesqueiras a mercados a céu aberto, vinho e algumas das melhores praias da Europa”, escreve a jornalista Kathleen Peddicord, autora da lista.
De acordo com Peddicord, a primeira razão da lista para escolher o Algarve para a reforma prende-se, é claro, com “o bom tempo”: a região portuguesa tem um dos climas mais estáveis do mundo e “3.300 horas de sol por ano”, que lhe asseguram uma reputação firme enquanto destino turístico de Verão para muitos europeus.
A segurança é outra das qualidades do Algarve. “Portugal é o 17.º país mais seguro do mundo”, sublinha a norte-americana, que acrescenta que “os crimes violentos são raros e que os roubos mais insignificantes acontecem apenas na rua durante as épocas de maior afluência de turistas”.
O Algarve é, também, para Kathleen Peddicord, uma excelente porta de entrada para o resto da Europa e para o norte de África, graças aos “importantes investimentos” ali feitos em termos de infraestrutura, “em especial no que diz respeito a autoestradas e aeroportos”.
Além disso, a região oferece cuidados de saúde de qualidade internacional e tem sido palco de um grande crescimento da indústria do turismo médico, “especialmente para quem está interessado em estética, cirurgias às ancas ou questões dentárias”, pode ler-se na peça publicada no US News.
Custo de vida “entre os mais baixos da Europa ocidental”
Outros dos pontos a favor da escolha da região algarvia tem a ver com o lazer: desde logo, o facto de o Algarve ser, com frequência, reconhecido como o principal destino da Europa e até do mundo para a prática do golfe e as “ótimas praias” e lagoas “com bandeira azul”, que oferecem “vistas espetaculares” e, uma vez mais, segurança, graças à presença constante de nadadores-salvadores.
Peddicord destaca ainda o custo de vida, “entre os mais baixos da Europa ocidental”, o facto de a língua inglesa ser amplamente falada pelos portugueses não apenas no Algarve, mas no resto do país graças aos “fortes laços históricos e culturais” com Inglaterra, e o estilo de vida saudável que o Algarve proporciona, com uma grande variedade de produtos frescos e peixe vindo diretamente do mar à venda nos mercados.
Quem optar pelo Algarve beneficiará também da isenção de impostos, que permite aos residentes estrangeiros “receber a pensão de reforma em Portugal sem pagar taxas” graças a uma nova lei que proporciona também menor taxação nos ordenados e na propriedade intelectual, entre outros, informa o artigo do US News.
O “subvalorizado mercado imobiliário” é outra oportunidade para os estrangeiros, já que, conclui Kathleen Peddicord, “comprar casa é barato e os investidores conseguem lucrar mais com o arrendamento do que na maior parte dos países europeus”.
Clique AQUI para ler o artigo completo (em inglês).
Notícia sugerida por António Resende