A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) lançou um programa que combina a inserção profissional de desempregados do concelho com a recuperação de alguns bairros do município.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) lançou um programa que combina a inserção profissional de desempregados do concelho com a recuperação de alguns bairros do município.
Segundo o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal, a medida envolve a contratação de 14 homens que se encontravam em situação de desemprego e a receber quer subsídio, quer rendimento social de inserção.
Os contratados podem executar trabalhos ligados às suas anteriores atividades – como pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, eletricistas ou canalizadores -, com vista à recuperação das zonas mais degradadas da cidade. Um dos objetivos é incentivá-los também a desenvolver competências para, no futuro, criarem o seu próprio emprego.
Atualmente, os trabalhos decorrem no Bairro da Manta Rota (Vila Nova de Cacela) e da Barquinha (Vila Real de Santo António), e têm incidido sobre reparações em tetos, sanitários, rebocos, canalizações ou instalações elétricas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, em declarações ao Gabinete de Comunicação, «esta medida, permite à autarquia levar a cabo um conjunto de melhoramentos e de intervenções de proximidade nas habitações sociais do concelho, garantindo, em simultâneo, a recuperação deste património de uma forma solidária e sustentável».
Para a vereadora da Ação Social, Sílvia Madeira, esta foi uma «parceria feliz desenvolvida com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional e que está a permitir não só melhorar as competências profissionais de 14 pessoas, mas também intervir no património».
A ação tem prevista a duração de um ano e os melhoramentos deverão estender-se a outros bairros do concelho.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]