O Projeto Querença vai ensinar todos os interessados a observar e identificar as libélulas e libelinhas que fazem parte do património natural do Algarve. O curso decorre no fim de semana de 21 e 22 de Abril no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Loulé.
O curso está a cargo do Prof. Nuno Loureiro, da Universidade do Algarve, que publicou recentemente o guia “Libélulas e Libelinhas no Algarve”, em formato e-book – artigo que vai ser distribuído gratuitamente por todos os participantes do curso.
A formação incidirá sobre conteúdos programáticos como a ecologia e a biologia, a caracterização de habitats, taxonomia, a observação e fotografia de vida selvagem aplicada a estes insetos e, ainda, a participação voluntária na construção de um “Atlas de Libélulas e Libelinhas do Algarve”.
Existem mais de 50 espécies de insetos voadores na região algarvia, que podem ser observadas entre Março e Novembro de cada ano, sobretudo nas zonas onde existe água por perto.
Esta iniciativa é promovida pelo Projeto Querença, uma equipa de nove jovens licenciados de diferentes áreas profissionais que pretende viver durante nove meses na aldeia rural de Querença, desenvolvendo projetos ligados à valorização da aldeia a nível social, cultural e ambiental.
As inscrições devem ser realizadas até dia 20 de abril, e o curso tem o preço de 25 euros, com desconto de 5 euros para estudantes.
Para mais informações sobre o curso e sobre o Projeto Querença, consulte a página do Facebook, AQUI.