As escolas de dança algarvias estiveram em grande plano durante a Dance World Cup 2014, a maior competição mundial de dança do mundo. Os dançarinos portugueses conquistaram um total de 24 medalhas e cinco prémios especiais.
As escolas de dança algarvias estiveram em grande plano durante a Dance World Cup 2014, a maior competição mundial de dança do mundo que terminou no último sábado e decorreu Centro de Congressos do Arade, no Algarve. Os dançarinos portugueses conquistaram um total de 24 medalhas e cinco prémios especiais.
A prova estendeu-se ao longo de sete dias, contando com a participação de mais de 3.000 crianças e jovens de 27 países. De acordo com o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, o balanço da organização do evento, ao qual terão assistido cerca de 8.000 pessoas, é “mais que positivo”.
No decurso deste campeonato, a Companhia de Dança do Algarve, situada em Faro, foi a que mais se destacou, tendo os seus bailarinos conquistado 22 medalhas nos estilos de Dança Clássica, Dança de Caráter, Dança Contemporânea e Hip-Hop.
Além disso, os dançarinos daquela escola algarvia foram ainda agraciados com cinco prémios especiais atribuídos pelo júri da edição de 2014, nomeadamente os títulos de “Melhor Bailarino”, “Melhor Quarteto” e “Melhor Grupo de Dança Contemporânea” (todos na categoria de crianças (até aos 13 anos), bem como de “Melhor Quarteto” e “Melhor Grupo de Dança de Caráter” na categoria de jovens (mais de 13 anos.)
A Academia de Dança do Algarve, também em Faro, arrecadou, por seu lado, uma medalha de ouro no estilo Hip-Hop, ao passo que a Academia de Dança de Albufeira conquistou um bronze pelo número de sapateado apresentado pelos seus bailarinos.
Em comunicado, Desidério Silva afirmou que a realização de uma competição “de tamanha envergadura no Algarve é a prova de que a região tem capacidade para acolher grandes acontecimentos de diversas áreas, do golfe à dança e do automobilismo à música”.
“Além do mais, é um orgulho acrescido saber que as escolas algarvias saíram da competição com tantas medalhas de ouro, prata e bronze. Felicito desde já os nossos bailarinos por estes excelentes resultados”, acrescentou o presidente da RTA.
A edição “mais bem organizada de sempre”
O campeonato do mundo de dança arrancou no dia 29 de junho, no estádio da Bela Vista de Lagoa, e assentou depois no Centro de Congressos do Arade, também em Lagoa, para sete dias de provas que envolveram uma logística complexa e quase 2.000 pessoas na equipa operacional, entre organização, técnicos e voluntários.
Para John Grimshaw, diretor internacional do campeonato, “esta foi a edição mais bem-sucedida e bem organizada de sempre”. “O equipamento do Arade revelou-se perfeito para as nossas necessidades: é um centro de primeira categoria. E fomos muito bem recebidos. Apreciámos imenso a hospitalidade portuguesa durante toda a semana”, elogiou.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca
Comentários
comentários