Uma herdade de Arronches, em Portalegre, vai receber uma criação de 60 búfalas importadas de Itália para criar no Alentejo. O objetivo é produzir queijo mozzarella para os mercados de Portugal e Espanha.
Uma herdade de Arronches, em Portalegre, vai receber uma criação de 60 búfalas importadas de Itália para criar no Alentejo. O objetivo é produzir queijo mozzarella para os mercados de Portugal e Espanha.O projeto considerado inédito em Portugal vai ter um investimento de 1,5 milhões de euros e no arranque irá criar 10 postos de trabalho. Em Portugal não há nenhuma exploração agrícola semelhante, nem no sul de Espanha onde existem apenas três explorações do género.
“No início vamos contar com 60 búfalas, estábulos para os animais, um infantário para os mais pequenos e, num espaço adjacente à ordenha mecânica, vamos criar uma fábrica para a produção do queijo mozzarella”, explica à Lusa um dos investidores e promotor deste projeto, Diogo Pereira.
O projeto de arquitetura das instalações na herdade de mais de cem hectares já foi aprovado. Falta a aprovação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) quanto ao projeto de especialidade. Assim que este der entrada na Câmara Municipal de Arronches arranca a criação de búfalas.
Diogo Pereira mostra-se confiante quanto ao projeto de produção de queijo mozzarella usado particularmente em pizzas e saladas. Realça ainda a importância deste tipo de produtos no mercado, devido à importância nutritiva e saudável que o leite de búfala possui.