O município de Mora, em Évora, criou um programa de apoio a jovens desempregados. O objetivo é ocupar o tempo livre de jovens entre os 18 e 25 anos com atividades cívicas e de interesse municipal.
O município de Mora, em Évora, criou um programa de apoio a jovens desempregados. O objetivo é ocupar o tempo livre de jovens entre os 18 e 25 anos com atividades cívicas e de interesse municipal. Lançado em 2010, o programa já apoiou dezenas de candidatos.
O projeto destina-se a jovens que estão à procura do primeiro emprego, ou desempregados, que não recebem subsídio e não estudam em regime diurno, revela um comunicado do município.
As atividades a desenvolver ocupam cerca de quatro horas diárias e incluem áreas como educação, desporto, saúde, acção social e apoio a idosos e crianças. Ao longo de todo processo os jovens têm orientação superior e acompanhamento.
A participação no programa varia entre um e oito meses. Durante este tempo os candidatos têm direito a um seguro contra acidentes pessoais, da responsabilidade do município e a uma bolsa mensal “num valor a definir”.
Segundo a autarquia, esta é um forma de afastar os jovens dos “perigos que conduzem a situações de marginalidade”, ao mesmo tempo que lhes permite “desenvolver atividades lúdicas, culturais, educativas, desportivas e socias.”
Os interessados podem inscrever-se, em qualquer altura do ano, nas instalações da câmara municipal de Mora.