Em cerca de uma semana, já foram recolhidos cerca de 500 sacos de 120 litros de lixo, sendo que o balanço em toneladas apenas vai ser revelado no final da iniciativa. Abraçando uma causa que procura preservar as praias, a Brigada do Mar recebe voluntários de todo o país, muitos deles vindos de escolas e empresas.
Embora a ação se centre na zona de Grândola, Rute Novais, da Brigada do Mar, disse ao Boas Notícias que “a equipa espera conseguir, no futuro, mais apoios para alargar a limpeza a outras praias portuguesas”.
Com o apoio da câmara Municipal de Grândola, a iniciativa tem registado um aumento exponencial de eficácia, bem como de voluntários. No próximo fim de semana espera-se um maior número de colaboradores com vontade de ajudar a Brigada do Mar. As inscrições podem sem feitas a partir da página de Facebook da campanha ou através do e-mail brigadadomar@gmail.com.
Dando continuidade a um esforço que se prolonga há já quatro anos, e que resultou na conquista de uma menção honrosa nos Green Project Awards, em 2011, a equipa vai continuar a juntar-se, nos próximos dias, para recolher tudo aquilo que polui os areais alentejanos.
Ao longo desta acção, a Brigada tem recolhido embalagens (entre elas muitos saleiros de sal fino), cordas, anzóis, vidros, sacos, entre outros elementos poluentes. De acordo com Rute Novais, apesar de algum lixo ser deixado pelos veraneantes, “a maior parte é deixada pelos pescadores”.